Pular para o conteúdo principal

De tamarindo!

Pois é.
Posso dizer que hoje esse post é praticamente comprado e encomendado à mim pela saúde do Guizinho e do Bruno. Sabe porque? Easy! Lets talk about REFRIGERANTES. haha [risada maléfica!].
Bom... eu resolvi tagarelar sobre esse assunto porque estava futricando numa pasta minha do ano passado [2009 - já é ano passado... meedo!] e encontrei uma matéria que eu lí na Folha de São Paulo e salvei bem bonitinha lá. Saca só:



Diz que "em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pró Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - verificou que 7 contêm benzeno, substância potencialmente cancerígena. O limite para água potável é de 5 microgramas por litro.
Os casos mais preocupantes foram o da Sukita zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta light, com 7,5 microgramas. Os demais casos ficaram abaixo desse limite, que foram: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita".

=O
Meeedo, né?
Além de todos os malefícios que as bebidinhas coloridas oferecem, ainda encontram BENZENO na compozição de alguns! Fico pasma.
Dae eu fui pesquisar e acabei descobrindo umas coisas engraçadas, como por exemplo que o refrigerante foi inventado na França, a muitos tempos atrás, na tentativa frustrada de fabricar um perfume [algo, dizem, ser algo muito necessário nos lados de lá, né!]. Bizarro, né?
A partir daí, a composição do refrigerante foi evoluindo e se popularizando tanto que hoje há marcas bizarras como "Dolly", baseado na ovelha clonada. Têm também a marca "Kareta" e a "Xereta", para mostrar que a curiosidade por novos sabores pode levar a um péssimo resultado, né!
O pior, gente, é que os refrigerantes ganham cada vez mais adeptos em todo o mundo - principalmente crianças e adolescentes. Isso é fácil de entender, né. Quem é que não gosta de uma Coca-Cola beeeeeeeeeem gelada, com mil cubinhos de gelo, naqueles dias de calor infernal ou pra acompanhar um cineminha?
Pois é. O problema é que os níveis de obesidade deram um salto nos últimos anos, e pesquisas apontam o refrigerante como alavanca pra isso. Além disso, aumentam 80% o risco de diabetes [e o risco de desenvolver a doença chega a dobrar em pessoas que consomem refri uma vez por dia! d-o-b-r-a-r. leu isso, Gui?]. Aumentam o risco de câncer no exôfago, incham o estômago e causam refluxo gástrico. Tá bom ou quer mais?
Ai, sabe. Eu sei que é chato ficar bancando a titia nutricionista que não deixa as crianças beberem refri e em troca disso oferece suco de beterraba com cenoura [bléé!]. Mas é que in fact me preocupa o fato de estarmos, gradativamente, trocando as bebidas saudáveis por refri. Acabamos esquecendo dos sucos naturais, da água de coco e inclusive da própria água. Ficamos tomando refrigerante toda vez que temos sede, só aumentando o número de calorias inúteis que poderiam ser obtidas por meio de alimentos saudáveis, que contenham vitaminas e nutrientes.


Sabe como é que tu vai ficar, Bruno?




haha.
Verdade.
E no final dessa história, sei bem, vai estar tão acostumado com o gosto da tua Pepsi que vai ficar que nem o Chaves:

"Parece de groselha, é de tamarindo mas tem sabor de limão!"
hahahahahha
te liiiiiga guris!


pérola de hoje: Jovem ainda - Chaves e sua turma

Comentários

  1. E para quem toma mais de uma vez ao dia? Como fica?

    :x

    ResponderExcluir
  2. rerere que bom que tu ta falando so dos dois ai... :b

    ResponderExcluir
  3. hehehehe
    o pior é q eu nao tomo refri faz mais de um mes.
    saudade de uma coca
    e a eu te amo com bala nao tem sentido mesmo,
    como quase tudo q eu escrevo

    ResponderExcluir
  4. ahuashusahsuahas
    adorei!
    eu troquei o refri por sucos!
    refri só em eventos! :)
    e isso me faz uma pessoa mais saudável!
    adoro teu blog fedor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário